Oque é KALI SILAT

O Kali Silat é um grupo de artes marciais pertencente ao ramo de artes marciais das Ilhas Filipinas conhecido pela sigla FMA que quer dizer “FILIPINO MARTIAL ARTS”.

Embora tenha um componente muito eficaz usando ataques desarmados, chaves e projeções, a formação centra-se principalmente sobre o trabalho de armas (Bastões, facas e lâminas de tamanhos e formatos variados, e para algumas escolas bastões longos, lanças, machados, armas de arremesso, improvisadas, armas de fogo, etc …).

Arnis:

Foram os espanhóis que desembarcaram nas Filipinas, na segunda metade do século XVI, observando-se este método de combate praticado por guerreiros indígenas usando lanças, escudos e proteções no corpo, nomeou-arnis (arenas, Espanhol termo que significa armadura). É denominado assim, os termos arnis de mano (armadura de mãos/ escudos / “mão viva”) e arnis de armas (com bastões ou facões).

Eskrima:

Técnicas das Filipinas (lutando com facões e Kris) que foram então misturadas com as formas de luta utilizadas pelos conquistadores espanhóis, principalmente as de sabre / espada (“destreza”) e o punhal / faca – Espada y Daga.

Kali:

Termo usado principalmente na Europa e os EUA (e muito menos das Filipinas), às vezes é completamente desconhecido para alguns praticantes. Foi adotado por muitas escolas, devido à popularidade do termo fora das Filipinas e da influência de alguns praticantes estrangeiros que agora é comumente aceito da mesma forma e que arnis e eskrima. A origem deste termo só apareceu na década de 1960, sua história ainda permanece menos clara do que a dos outros dois termos, que poderia vir da palavra Cebuano “ka mot” palavra para as mãos ( ou o corpo de acordo com o contexto), e “li hok” se traduz como “movimento”.

Eskrima e Arnis sendo derivado das palavras espanholas, a preferência para a palavra kali pode ser visto como um desejo de recuperar uma designação filipina, mais autêntica como o termo original que desapareceu.

Devido a estas diferentes influências da língua, os termos de instrução são tradicionalmente feitas em espanhol e tagalog (dialeto Filipino), os praticantes podem ser designados pelos termos arnisador, eskrimador ou Kaliste.

Mas qualquer que seja o nome, a arte de combate Filipino é uma arte global, incluindo um amplo e diferente trabalho com armas de forma muito eficaz e usando ataques desarmados, chaves e projeções de maneira letal.

Há uma infinidade de estilos de Kali / Eskrima / Arnis: Doblete Rapillon, Lameco Eskrima, Balintawak, Lighting Arnis Scientific, Modern Arnis, Pekiti-Tirsia, Escrima Serada, Largo Mano Doce Pares Eskrima Latosa, Mistura Inosanto …

A lista é longa, mas todos têm uma coisa em comum, o uso de armas:

• tamanho curto e longo vara variando entre 50 e 120 cm,
• Bastão duplo (ou Sinawali)
• espada e punhal (ou Espada y Daga)
• faca e fações, solos e duplos,
• diferentes tamanhos e formas de lâminas

Conceitos Jeet Kune Do

O sistema de combate desenvolvido por Bruce Lee, incluindo conceitos e técnicas de Wing Chun Kung Fu, os princípios de outras artes de combate.
Isso permite que, através do Wing Chun com técnica livre específica e modificada, facilmente alcance uma longa distância com punhos, pés dentro do combate corpo a corpo.

A complementaridade dos dois sistemas principais.

Esses sistemas incluem todas as duas bases diferentes, chaves, a “armadilha” (a especialidade da arte), o trabalho de base e desarmar (armas). Esta dá um uma formação de um “sistema” global conhrcido como: Kali-JKD, cujo o sistema de formação estão entre Kung Fu, boxe, Kali-Silat e Combate livre.

Portanto, ele pode rapidamente desenvolver capacidade de adaptação a qualquer tipo de situação. A aprendizagem é baseada na naturalidade do movimento, fluidez, entendendo o que é feito com um trabalho de controle especial e a estrutura, bem como em paradas de ações ofensivas.

(Artes Marciais do Sudeste Asiático)

– Nesta família de artes marciais filipinas ou FMA (Filipino Martial Arts) ou AMSEA (Artes Marciais do Sudeste Asiático) incluem:

O Arnis, Silat, Kun Tao, Seni Silat Malaio e o indonésio Pencak Silat

Também se constata:

– O Muay Boran (boxe tailandês tradicional)
– Krabi Krabong (sistema de armas do Thai)
– O Tomoi (tradicional Boxe Malaio)
– O Myanma yuya Louvi (tradicional boxe birmanês)
– O Camboja Bokator

 

( fonte: Rodrigo Ramos )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *